FAQs – Empresas

Empresas

Como pode a minha Empresa aderir ao UPskill?

As Empresas poderão associar-se ao Programa através de três categorias distintas:

– Empresas Fundadoras (EF) – Permite-lhes, além da identificação das suas necessidades de recursos humano, nas várias tecnologias, serem dinamizadoras da Iniciativa. Podem dar todos os contributos que considerem ser necessários, tanto ao nível da formação como de comunicação e de subsidiação;

– Empresas Parceiras (EP) – Empresas indicadas pelas Empresas Fundadoras, por terem com elas relação de parceria. Espera-se delas, em articulação com a Empresa Fundadora, a indicação das suas necessidades de recursos humanos qualificados;

– Empresas Convidadas (EC) – Empresas não enquadradas nas situações anteriores, que apresentem necessidades de talento qualificado nas tecnologias identificadas. Em situações de falta de formandos, será dada prioridade às Empresas Parceiras e Fundadoras.

Enquanto Empresa, que custos terei?

Se optar por ser uma Empresa Fundadora, com todos os benefícios que esse estatuto permitirá, terá que ter uma comparticipação de €5K para o Programa. Esse valor será de €1K para as Empresas Parceiras. No caso das Empresas Convidadas, não há comparticipação, mas a menção da sua participação no Programa não terá logotipo. Todas as tipologias de Empresas terão de, no período formativo de formação profissional em contexto real de trabalho (que corresponde em regra aos últimos 3 meses de formação), suportar a bolsa de formação dos formandos, correspondente ao salário mínimo nacional acrescido de subsídio de alimentação.

Quais são as vantagens de aderir ao Programa?

Sendo hoje a falta de talento qualificado uma realidade crescente no mercado nacional, este Programa permite-lhe ter acesso a uma bolsa de formandos qualificados à medida, nas áreas TIC e nas localizações identificadas por cada uma das Empresas aderentes. Esta é também uma formação ministrada por instituições de ensino superior, realidade que lhe confere selo de qualidade, sendo totalmente financiada por fundos públicos. Têm ainda a possibilidade, no caso de serem Empresas Fundadoras, de participar ativamente no Programa, nomeadamente na definição dos conteúdos das ações de formação e do seu acompanhamento.

Qual é a diferença entre turmas dedicadas e turmas partilhadas?

Se a sua Empresa identificar a necessidade de um mínimo de 15 vagas a preencher numa data tecnologia e localização geográfica, poderá ser criada, se assim o solicitar, uma turma dedicada, exclusivamente para essa necessidade concreta. No caso de serem menos vagas, serão criadas turmas partilhadas, destinadas a suprir necessidades de várias Empresas.

Última atualização
1 outubro 2022