Descrição Ações de Formação

Descrição Ações de Formação

Tendo como base as três últimas edições do Programa UPskill e as áreas referenciadas pelas empresas aderentes, as formações incidiram sobre as seguintes tecnologias:

Linguagens de Programação

.NET JAVA COBOL WEB FRONT-END Selecione a ação

Programar significa dominar uma linguagem própria, que executa comandos sobre o sistema informático onde são executados o Windows ou o Linux, entre outros. Desta forma, definem-se as ações a desenvolver que permitem automatizar ações ou resolver problemas. Hoje, existem múltiplas linguagens de programação que exigem especialistas no seu domínio, para o desenvolvimento de programas. Há pelo menos 3 linguagens distintas referenciadas pelas empresas para formação: Java, Cobol e Web front-end (Angular & Javascript/React)

.NET

Esta ação formativa pretende fornecer competências no desenvolvimento de aplicações web recorrendo à plataforma .NET e à linguagem de programação C#. Serão utilizadas metodologias ágeis e processos de aprendizagem interativos, que permitam aos formandos uma sólida aquisição dos conhecimentos e um rápido exercício das suas capacidades de desenvolvimento de aplicações Web ASPNET CORE.

Nota: o resumo dos módulos formativos desta formação tem por base o realizado na 2ª edição do Programa UPskill, pelo que é apresentado a título exemplificativa. Em cada nova edição, os conteúdos podem ser revistos pelas empresas.

Unidades de Formação
– Componente de Formação Teórica
– Competências para o mundo do trabalho
– Princípios de Desenvolvimento de Programação
– Conceitos e Estrutura de Bases de Dados
– Fundamentos de Programação em C#/.net e Vue.js
– Laboratório de C#/.net e Ferramentas Complementares

Java

Esta ação formativa pretende fornecer competências no desenvolvimento de aplicações informáticas, recorrendo à linguagem de programação Java. São utilizadas metodologias ágeis e processos de aprendizagem interativos, que permitem aos formandos uma sólida aquisição dos conhecimentos e um rápido exercício das suas capacidades de desenvolvimento de software.

Assim, fornece conhecimentos e capacidades para: analisar e estruturar algoritmicamente problemas computacionais; codificar em linguagem Java, recorrendo ao paradigma ‘Orientado a Objeto’; identificar e realizar as fases constituintes do processo de desenvolvimento de software interativo e incremental, em particular em sistemas de informação; realizar as fases da Engenharia de Requisitos; modelar e inquerir informação numa base de dados relacional; planear e trabalhar eficazmente em equipa, utilizando uma metodologia ágil no desenvolvimento de uma aplicação informática de média complexidade.

Nota: o resumo dos módulos formativos desta formação tem por base o realizado na 2ª edição do Programa UPskill, pelo que é apresentado a título exemplificativa. Em cada nova edição, os conteúdos podem ser revistos pelas empresas.

Competências para o mercado de trabalho
Módulo 1 – Programação em Java
Módulo 2 – Base de Dados
Módulo 3 – Princípios de Desenvolvimento de Software
Módulo 4 – Laboratório de Programação

Componente de Formação teórica
– Competências para o mundo do trabalho
– Programação em Linguagem Java
– Conceitos e Estruturas de Base de Dados
– Princípios de desenvolvimento de software
– Programação Concorrente
– Laboratório de Programação

Cobol

Esta ação formativa pretende fornecer competências no desenvolvimento de aplicações informáticas, recorrendo à linguagem de programação Cobol. São utilizadas metodologias ágeis e processos de aprendizagem interativos, que permitem aos formandos uma sólida aquisição dos conhecimentos e um rápido exercício das suas capacidades de desenvolvimento de software. Sendo uma linguagem fácil e muito intuitiva, continua a ser utilizada no contexto de setores como a Banca e Seguros. Os conteúdos definidos incluem: introdução à programação; representação de informação; linguagem Cobol; e modelação de problemas.

Nota: o resumo dos módulos formativos desta formação tem por base o realizado na 2ª edição do Programa UPskill, pelo que é apresentado a título exemplificativa. Em cada nova edição, os conteúdos podem ser revistos pelas empresas.

Nota: o resumo dos módulos formativos desta formação tem por base o realizado na 2ª edição do Programa UPskill, pelo que é apresentado a título exemplificativa. Em cada nova edição, os conteúdos podem ser revistos pelas empresas.

Web front-end (Angular & Javascript/React)

A utilização de Javascript Frameworks ou de bibliotecas (Library) de Java Script constituem um acelerador do desenvolvimento de aplicações web. Esta ação formativa visa preparar profissionais para atuarem como programadores, utilizando estas tecnologias.

Nota: o resumo dos módulos formativos desta formação tem por base o realizado na 2ª edição do Programa UPskill, pelo que é apresentado a título exemplificativa. Em cada nova edição, os conteúdos podem ser revistos pelas empresas.

Unidades de Formação – Angular
– Competências para o mundo do trabalho
– Algoritmos
– Estruturas de Dados
– Introdução às aplicações Frontend
– Introdução à programação em javascript
– Bases de Dados
– Princípios de Engenharia de Software
– Segurança
– Introdução ao Angular
– Introdução ao Drupal*
– Laboratório Web

Nota(*): A validar com as empresas.

Unidades de Formação – JavaScript
– Competências para o mundo do trabalho
– Algoritmos
– Estruturas de Dados
– Introdução às aplicações Frontend
– Introdução à programação em Javascript
– Bases de Dados
– Princípios de Engenharia de Software
– Segurança
– Introdução ao Node.JS *
– Introdução ao React *
– Laboratório Web

Nota(*): Pode variar de acordo com as necessidades das empresas

Reveja vídeo do webinar da sessão de esclarecimentos desta ação de formação.

Plataformas de Negócio

São plataformas que melhoram a gestão da empresa, nomeadamente nas áreas de gestão do relacionamento com o cliente (CRM ou Customer Relationship Management) e nas áreas de gestão interna de processos, nomeadamente financeiros, logísticos e recursos humanos (ERP ou Enterprise Resource Planning). Estas plataformas apresentam processos pré-definidos mas têm de ser modelados para cada empresa em concreto, o que obriga em alguns casos a uma parametrização ou mesmo desenvolvimento, utilizando linguagens próprias. Para quem gosta de tecnologia e de sentir o seu impacto no negócio da empresa, transformar-se num especialista nestas soluções poderá ser uma estimulante via profissional.

ERP-SAP

A SAP é uma tecnológica alemã que desenvolveu uma solução abrangente para a gestão do negócio das empresas, que se integra nos denominados “ERP – Enterprise Resource Planning”. Esta solução abarca as várias áreas de negócio, como a financeira, contabilidade, logística, gestão de stocks ou gestão recursos humanos (RH). Sendo uma solução completa, é complexa de implementar, levando à formação de especialistas em áreas especificas. Assim, no âmbito do UPskill, têm vindo a ser desenvolvidas ações de formação distintas.

Nota: o resumo dos módulos formativos desta formação tem por base o realizado na 2ª edição do Programa UPskill, pelo que é apresentado a título exemplificativa. Em cada nova edição, os conteúdos podem ser revistos pelas empresas.

SAP RHSAP FINANCESAP LOGISTIC
- Competências Comportamentais
- Competências de Base Noções de RHs
- SAP S/4HANA Overview
- SAP ERP HCM Overview
- Configuration of Master Data
- Configuration of Time Recording
- Business Processes in HCM Payroll
- Payroll Configuration
- Organizational Management
- Analytics and Reporting in HCM
- Authorizations in SAP ERP HCM
- SAP Solution Manager Configuration for Operations
- SAP Activate Methodology
- Prototype execution - HXM Use Case
- Competências Comportamentais
- Contabilidade Financeira
- Balanço
- Demonstração de Resultados
- Análise Financeira
- SAP Overview - SAP 01
- Financial Accounting I (TFIN50)
- Financial Accounting II (TFIN52)
- Financial Accounting in SAP S/4HANA - Academy Part I (TS4F01)
- Financial Accounting in SAP S/4HANA - Academy Part II (TS4F02)
- Management Accounting in SAP S/4HANA - Academy Part I (TS4F03)
- Management Accounting in SAP S/4HANA - Academy Part II (TS4F04)
- SAP Activate Methodology (ACT100)
- Gestão de Projecto
- Competências Comportamentais
- Competências de Base Noções de Logística
- SAP Logística
- SAP ERP Procurement Academy Part I;
- SAP ERP Procurement Academy Part II;
- Sourcing and Procurement in SAP S/4HANA - Academy Part I
- Sourcing and Procurement in SAP S/4HANA - Academy Part II;
- Gestão de Projecto
SAP RHSAP FINANCESAP LOGISTICS
- Competências Comportamentais
- Competências de Base Noções de RHs
- SAP S/4HANA Overview
- SAP ERP HCM Overview
- Configuration of Master Data
- Configuration of Time Recording
- Business Processes in HCM Payroll
- Payroll Configuration
- Organizational Management
- Analytics and Reporting in HCM
- Authorizations in SAP ERP HCM
- SAP Solution Manager Configuration for Operations
- SAP Activate Methodology
- Prototype execution - HXM Use Case
- Competências Comportamentais
- Contabilidade Financeira
- Balanço
- Demonstração de Resultados
- Análise Financeira
- SAP Overview - SAP 01
- Financial Accounting I (TFIN50)
- Financial Accounting II (TFIN52)
- Financial Accounting in SAP S/4HANA - Academy Part I (TS4F01)
- Financial Accounting in SAP S/4HANA - Academy Part II (TS4F02)
- Management Accounting in SAP S/4HANA - Academy Part I (TS4F03)
- Management Accounting in SAP S/4HANA - Academy Part II (TS4F04)
- SAP Activate Methodology (ACT100)
- Gestão de Projecto
- Competências Comportamentais
- Competências de Base Noções de Logística
- SAP Logística
- SAP ERP Procurement Academy Part I;
- SAP ERP Procurement Academy Part II;
- Sourcing and Procurement in SAP S/4HANA - Academy Part I
- Sourcing and Procurement in SAP S/4HANA - Academy Part II;
- Gestão de Projecto

ERP-PRIMAVERA

A Primavera é uma software house portuguesa que se afirmou no mercado de soluções informáticas de gestão pelo seu pioneirismo no desenvolvimento de aplicações para Windows. Disponibiliza um vasto portefólio de sistemas de gestão para empresas de todas as dimensões e setores de atividade. Através deste programa de formação, os participantes têm acesso a um modelo de formação assente numa forte componente prática, que garante a criação de profissionais altamente qualificados na implementação do ERP Primavera. Abrange os diferentes módulos do software, uma vez que as soluções da empresa estão encadeadas numa escala evolutiva e são facilmente adaptáveis às especificidades de cada organização.

Nota: o resumo dos módulos formativos desta formação tem por base o realizado na 2ª edição do Programa UPskill, pelo que é apresentado a título exemplificativa. Em cada nova edição, os conteúdos podem ser revistos pelas empresas.

Reveja vídeo do webinar da sessão de esclarecimentos desta ação de formação.

ERP-SAGE

Esta formação tem como objetivo a capacitação de profissionais especializados em ERP Sage X3, proporcionando um percurso formativo que lhes permitirá a aquisição de competências essenciais sobre este software, com vista a uma rápida integração em equipas de projeto dos Parceiros da Sage. São fornecidos conhecimentos e capacidades para entender o contexto e o papel de um consultor num projeto de Sage X3; realizar parametrizações gerais no Sage X3; utilizar e parametrizar as funcionalidades dos módulos de Financeira, Distribuição e Produção do Sage X3; entender a estrutura e realizar consultas de dados no Sage X3; conhecer a metodologia de implementação de um projeto Sage X3; e conhecer as ferramentas SQL Management Studio e Crystal Reports.

Nota: o resumo dos módulos formativos desta formação tem por base o realizado na 2ª edição do Programa UPskill, pelo que é apresentado a título exemplificativa. Em cada nova edição, os conteúdos podem ser revistos pelas empresas.

Reveja vídeo do webinar da sessão de esclarecimentos desta ação de formação.

Microsoft CRM

O curso foca-se nos sistemas de informação para gestão e operacionalização de interações com os clientes de organizações, conhecidos na língua inglesa por CRM – Customer Relationship Management. São adotadas as vertentes operacional e analítica, que permitem às organizações gerir os seus principais processos de venda, marketing e suporte, assegurando toda a integração da interação com o cliente, assim como retirar partido do manancial de informação gerido por estes sistemas para a tomada de decisão, no âmbito da gestão integrada do cliente. Estes sistemas são utilizados em quase todas as organizações de média e grande dimensão. Esta formação introduz os CRMs na sua relevância e evolução na atualidade e transmite noções de modelos de negócio, bem como da sua instanciação em tecnologias de informação. É dedicado bastante tempo na componente letiva no ensino pela prática, através de soluções adotadas no mercado nacional. Inclui ainda a componente de Gestão de Projetos, que permitirá aos formandos participar em projetos, incluindo na sua gestão. Adicionalmente, são lecionadas as bases de Ciência de Dados, que serão depois aprofundadas na prática pela exploração de módulos utilizados pelas organizações. São ainda transmitidas noções de customização, com os alunos a terminarem a formação com um projeto de desenvolvimento de um caso prático, que lhes permitirá alavancar a sua integração nos estágios subsequentes em organizações.

Entre os objetivos desta formação estão: aquisição de noções sobre CRMs, sua arquitetura, componentes e desenvolvimentos; desenvolvimento de competências operacionais para gerir e tirar partido de implementações de soluções CRM, incluindo na operacionalização de serviços e vendas; desenvolvimento de competências analíticas para retirar partido do manancial de informação existente nos CRMs, incluindo abordagens assentes em Ciência de Dados; aquisição de noções de gestão de projeto; aquisição de experiência em integração de soluções CRM (customizações); e aquisição de experiência em casos práticos no domínio do Microsoft CRM.

Nota: o resumo dos módulos formativos desta formação tem por base o realizado na 2ª edição do Programa UPskill, pelo que é apresentado a título exemplificativa. Em cada nova edição, os conteúdos podem ser revistos pelas empresas.

CRM-Salesforce

Trata-se de uma plataforma líder de mercado na área de gestão de relacionamento com o cliente, permitindo gerir o atendimento e gestão de marketing, incorporando mecanismos de inteligência artificial para apoiar as empresas na gestão dos seus clientes.

Nota: o resumo dos módulos formativos desta formação tem por base o realizado na 2ª edição do Programa UPskill, pelo que é apresentado a título exemplificativa. Em cada nova edição, os conteúdos podem ser revistos pelas empresas.

Unidades de Formação
– Introdução à Algoritmia e Programação
– Competências pessoais – Reenquadramento Profissional
– Sistemas de Informação Empresariais
– Introdução à Computação em Nuvem
– Introdução ao Salesforce
– Linguagem APEX
– Salesforce Lightning
– Laboratório Salesforce

Reveja o vídeo do webinar da sessão de esclarecimentos desta ação de formação.

Mambu

O curso tem por objetivo capacitar os formandos em competências na área de configuração de software bancário, como a plataforma de Sistema Core Bancário Mambu, assente num modelo SaaS. Inclui vários módulos introdutórios sobre negócio bancário, arquitetura de sistemas e programação em linguagem Java, que permitirão aos formandos obter um conjunto inicial e abrangente de competências necessárias à posterior formação em configuração da plataforma Mambu. Para potenciar a aprendizagem de todos os conceitos, os formandos desenvolvem configurações com base num caso prático, no âmbito do qual vão absorver conhecimentos sobre aspetos relacionados com metodologias ágeis ( como trabalho de equipa e comunicação) e metodologias de teste, entre outras. O objetivo é possibilitar, de forma eficaz, uma formação intensiva e especializada para dar resposta às necessidades de agilidade, modernização e transição para a cloud no setor bancário.

Nota: o resumo dos módulos formativos desta formação tem por base o realizado na 2ª edição do Programa UPskill, pelo que é apresentado a título exemplificativa. Em cada nova edição, os conteúdos podem ser revistos pelas empresas.

Reveja o vídeo do webinar da sessão de esclarecimentos desta ação de formação.

JAVA/Guidewire

A Guidewire é uma plataforma desenvolvida em JAVA, líder global de sistemas core para seguradores. A suite de produtos Guidewire engloba não só uma plataforma de back end para gestão do negócio, mas também um layer digital de interação com os utilizadores e capacidades analíticas para interpretação do negócio, automatização inteligente e tomada de decisões. Pretende-se com esta formação dotar os formandos com competências em áreas de programação e desenvolvimento de software. Inclui vários módulos introdutórios sobre algoritmos, estruturas de dados, programação em linguagem de SQL, HTML, CSS e JavaScript, que permitirão ter as competências base necessárias para os formandos estarem capacitados a serem formados na tecnologia JAVA/Guidewire. Além das competências tecnológicas base, os formandos participam nos cursos oficiais da Guidewire, para que no final sejam certificados, ficando aptos para integrarem projetos de desenvolvimento nesta plataforma.

Nota: o resumo dos módulos formativos desta formação tem por base o realizado na 2ª edição do Programa UPskill, pelo que é apresentado a título exemplificativa. Em cada nova edição, os conteúdos podem ser revistos pelas empresas.

Reveja o vídeo do webinar da sessão de esclarecimentos desta ação de formação.

ServiceNow

O curso pretende dotar os formandos de competências em áreas de programação e desenvolvimento de software, em particular para a plataforma low-code ServiceNow. Esta plataforma promove novas formas de trabalhar que aceleram inovação e aumentam a agilidade e a produtividade no local de trabalho. O curso é composto por diversos módulos, para dar aos formandos as competências necessárias para um ambiente de desenvolvimento em ServiceNow, nomeadamente: ServiceNow Fundamentals, Flow Designer, Scripting, Predictive Intelligence, Automated Test Framework, Service Portal e Application Development Fundamentals. Inclui ainda um projeto final onde se pretende que os formandos desenvolvam uma aplicação (caso de estudo), no âmbito da qual vão absorver também conhecimento sobre metodologias ágeis (trabalho de equipa, comunicação, artefactos, timings, demos, etc.), aspetos relacionados com a operação & ajuste/tuning, assim como procedimentos relativos a testes e resolução de problemas. Ao iniciar a formação prática em contexto de trabalho, o formando estará preparado para responder a todo o ciclo de desenvolvimento de uma aplicação em ServiceNow.

Nota: o resumo dos módulos formativos desta formação tem por base o realizado na 2ª edição do Programa UPskill, pelo que é apresentado a título exemplificativa. Em cada nova edição, os conteúdos podem ser revistos pelas empresas.

Reveja o vídeo do webinar da sessão de esclarecimentos desta ação de formação.

Plataformas Low-Code

Estas são plataformas de desenvolvimento que agilizam o processo de criação de software, minimizando a codificação e utilizando modelos pré-definidos e uma abordagem gráfica. Com este tipo de tecnologia, o tempo de entregadas aplicações no contexto empresarial é muito mais rápido e a facilidade de modelização (validação dos requisitos face ao negócio) é muito mais simples. São, por isso, cada vez mais usadas. No mercado existem várias plataformas, sendo que no âmbito do UPskill serão realizadas formações em algumas delas.

Mendix

Mendix teve a sua origem numa empresa de base holandesa, sendo hoje parte do grupo Siemens.

Mendix procura ser uma solução vertical para todas as indústrias, tendo, no entanto, hoje em dia, uma base de clientes relevante nos setores bancário e industrial.

A plataforma Mendix é uma plataforma de desenvolvimento rápido que simplifica a criação de aplicações e soluções digitais. 

Com uma interface visual intuitiva, permite  desenvolver e personalizar aplicações de forma mais rápida, reduzindo a necessidade de escrever código complexo. Isso acelera o processo de desenvolvimento e de integração aplicacional, assim como aumenta a eficácia de colaboração entre equipas técnicas e não técnicas. 

Face à crescente necessidade de entrega de soluções digitais, muito por exigência da constante evolução dos negócios, torna-se imperativo recorrer a plataformas como a Mendix.

O processo de aprendizagem permite ganhar conhecimentos de programação e desenvolvimento de software, colaboração entre equipas, e ciclo de vida de entrega de aplicações informáticas, de forma mais rápida e eficaz.

Unidades de Formação
– Competências para o mercado de trabalho
– Data (Databases, Data Modeling, SQL)
– WEB (CSS, HTML, JavaScript)
– Programação orientada a objetos ( Java, Algorithms)
– SCRUM
– Mendix Rapid
– Mendix Intermediate
– Mendix Advanced

Microsoft Power Platform

Com a crescente necessidade de desenvolvimento de aplicações, para responder ao mercado, há uma grande falta de profissionais qualificados capazes de as desenvolver. As plataformas de low-code permitem facilitar o desenvolvimento de aplicações face aos métodos tradicionais de desenvolvimento aplicacional, numa abordagem que tira partido de modelos pré-desenvolvidos e tem por base ferramentas de interface visuais de arrastar e soltar para criar aplicações. A Microsoft Power Platform é a plataforma de low-code da Microsoft que visa simplificar a criação de aplicações de negócio, automação de processos, criação de relatórios de analítica e construção de agentes de conversação. Permite que todo o desenvolvimento seja feito por utilizadores sem formação específica na área de programação aplicacional, tirando partido de uma fácil integração com outros serviços Microsoft (Office, Dynamics, Azure). No final do curso, o aluno está apto a identificar processos de negócio que possam ser digitalizados, recorrendo à Microsoft Power Platform. É ainda capaz de ter um conhecimento de toda a plataforma e de tirar partido de cada um dos seus componentes: criação de apps, automação e robotização de processos manuais, desenvolvimento de relatórios de análises de dados com Power BI, criação de agentes de conversação, ligar  dados vindos de diversas fontes e tirar partido de ferramentas de inteligência artificial.

Nota: o resumo dos módulos formativos desta formação tem por base o realizado na 2ª edição do Programa UPskill, pelo que é apresentado a título exemplificativa. Em cada nova edição, os conteúdos podem ser revistos pelas empresas.

Unidades de Formação
– Competências para o mercado de trabalho
– Algoritmos
– Conceitos e Estruturas de Dados
– Bases de Dados
– Programação WEB
– Agile
– Introdução a Power Platform
– Power Platform
– Dataverse
– PowerAPPS
– Power Automate
– AI Builder
– Desenvolvimento de Projeto
– PL -900 Preparação para a Certificação

Nota: Os módulos podem variar de acordo com as necessidades das empresas

Reveja o vídeo do webinar da sessão de esclarecimentos desta ação de formação.

Link comunidade Power Platform Portugal

OutSystems

O curso pretende dotar os formandos com competências em áreas de programação e desenvolvimento de software, nomeadamente para a plataforma low-code OutSystems. Inclui vários módulos introdutórios sobre algoritmos, estruturas de dados, programação em linguagem de SQL, HTML, CSS e JavaScript, que permitirão aos formandos ter as competências necessárias para uma adequada adaptação ao ambiente de desenvolvimento em OutSystems.

Além das competências OutSystems Reactive Web Development e OutSystems Security & UI, no módulo Simulação de Projeto OutSystems, os formandos vão desenvolver uma aplicação (caso de estudo), no âmbito da qual vão absorver também conhecimento sobre aspetos relacionados com metodologias ágeis (trabalho de equipa, comunicação, artefactos, timings, demos, etc.) e com aspetos relacionados com a operação & ajuste/tuning e com a resolução de problemas e teste. Pretende-se que, ao iniciar a formação prática em contexto de trabalho, o formando já esteja preparado sobre todo o ciclo de desenvolvimento de uma aplicação em OutSystems.

O objetivo desta formação é possibilitar, de forma eficaz, a (re)qualificação de ativos para a área digital, através de formação intensiva e especializada para dar resposta a necessidades diagnosticadas junto das empresas que usam a plataforma de desenvolvimento low-code OutSystems.

Nota: o resumo dos módulos formativos desta formação tem por base o realizado na 2ª edição do Programa UPskill, pelo que é apresentado a título exemplificativa. Em cada nova edição, os conteúdos podem ser revistos pelas empresas.

Unidades de Formação
– Competências para o mercado de trabalho
– Algoritmos
– Estruturas de Dados
– Linguagens de SQL
– Metodologia AGILE
– Programação WEB (CSS, HTML, Javascript)
– OutSystems Traditional WEB
– OutSystems Reactive Web Development
– Projeto OutSystems

Plataformas de Serviços Cloud

CLOUD (AWS) CLOUD (AZURE) Selecione a ação

O termo cloud é sinónimo de acesso a recursos computacionais e de armazenamento sem uma presença física. Ou seja, esses recursos estão algures no mundo e são colocados ao serviço do utilizador através das redes de comunicação (daí o nome cloud ou nuvem). Usualmente, estão localizados em grandes centros de dados com todas as condições de segurança e disponíveis de forma elástica: o utilizador define a cada momento o que necessita, pagando por essa utilização. Há diversos fornecedores deste tipo de serviços, sendo os mais conhecidos a Amazon (AWS), Microsoft (Azure) e Google (Google Cloud). No âmbito do UPskill, já decorreram ações de formação sobre as duas primeiras plataformas.

Cloud (AWS)

O objetivo desta formação é preparar profissionais com capacidade para planear, implementar e administrar serviços aplicacionais e infraestruturas de computação, com base nas plataformas de cloud pública da Amazon (AWS). No final, o formando deverá ser capaz de: instalar e administrar os sistemas operativos Linux e Windows através da linha de comando; compreender o funcionamento das redes de dados, bem como dos principais equipamentos e protocolos que as suportam; instalar e configurar serviços e aplicações de rede; distinguir entre os diferentes modelos de serviços cloud, bem como analisar e determinar custos aplicados em diferentes cenários a cada serviço e aplicação; reconhecer os componentes e serviços disponibilizados nos diferente providers de cloud; criar e configurar diferentes cenários nos vários modelos de serviços de cada provider; e utilizar mecanismos de controlo e segurança dos providers. Abrange ainda a obtenção de certificação AWS.

Nota: o resumo dos módulos formativos desta formação tem por base o realizado na 2ª edição do Programa UPskill, pelo que é apresentado a título exemplificativa. Em cada nova edição, os conteúdos podem ser revistos pelas empresas.

Cloud (Azure)

Pretende-se preparar profissionais com capacidade para planear, implementar e administrar serviços aplicacionais e infraestruturas de computação com base nas plataformas de cloud pública de referência. No final do curso, o formando será capaz de: instalar e administrar os sistemas operativos Linux e Windows através da linha de comando; compreender o funcionamento das redes de dados, bem como dos principais equipamentos e protocolos que as suportam; instalar e configurar serviços e aplicações de rede; distinguir entre os diferentes modelos de serviços cloud, bem como analisar e determinar custos aplicados em diferentes cenários a cada serviço e aplicação; distinguir entre os diferentes modelos de serviços de cloud, bem como analisar e determinar custos aplicados em diferentes cenários a cada serviço e aplicação; reconhecer os componentes e serviços disponibilizados nos diferente providers de cloud; criar e configurar diferentes cenários nos vários modelos de serviços de cada provider; utilizar mecanismos de controlo e segurança dos providers; e aplicar metodologias de automação e orquestração em sistemas de cloud. Abrange a obtenção de certificação AZURE.

Nota: o resumo dos módulos formativos desta formação tem por base o realizado na 2ª edição do Programa UPskill, pelo que é apresentado a título exemplificativa. Em cada nova edição, os conteúdos podem ser revistos pelas empresas.

Redes e Operação Cibersegurança

Networking (Asset-Management)

Esta ação formativa tem como base o programa Networking & Cybersecurity, cuja leitura recomendamos, pretende fornecer competências na área de redes (WAN e LAN) e introduzir conceitos de cibersegurança, adequando os formandos para funções de gestão de ativos dos clientes.

No caso da presente edição será uma turma dedicada para a Cisco pelo que, para maior precisão nos objetivos, transcrevemos a respetiva “Job description”:

Cisco Asset Management Services is crafted to give customers near real-time Hardware (HW) and Software (SW) Installed Base (IB) view, so that customers can optimally manage the life cycle of their Cisco entitlements and make the right business decisions. This is a customer engagement role which requires customer engagement/service experience. The Cisco Asset Managers work directly with stakeholders and collaborate with Cisco Customer Experience (CX) and Sales teams to deliver Hardware, Software and Service Coverage insights and enable a smooth assets lifecycle management to the end customer.

This role plays a key part in enabling Cisco’s recurring revenue business by providing clean, accurate data. Asset managers are encouraged to understand customer’s hardware and software inventory better than the customers themselves, thereby giving relevant insights, reducing risk, and providing operational excellence.

Role & Responsibilities:
– Define customer’s business structure and associated Cisco assets (HW and SW) that will be managed under the service scope.
– Combine Customer, Network and Cisco’s view into an IB baseline designating the device quantity, type, location, service coverage and additional asset attributes.
– Perform/implement a discovery process on a lifecycle basis of all software and hardware assets purchased, deployed/installed across the network, and establish a validation process with the customer to agree on the ownership and use of the discovered assets.
– Provide insights to support customer reconciliation and validate Software and Service Enterprise Agreements Data (if applicable).
– Deliver useful insights/reports on embedded Software – OS Conformance – and ensure compliance to reduce device or network downtime due to out of date or non-suggested software versions.
– Coordinate and assist the customer with their “Smart Account” strategy to centrally organize licenses, devices, and specific license agreements based on business needs.
– Prepare reports, lead frequent client calls, participate in quarterly business reviews (QBRs), and conduct on-site visits (where required).

Networking & Cybersecurity

Esta ação formativa pretende fornecer competências na área de redes (WAN e LAN) e introduzir conceitos de cibersegurança, adequando os formandos para funções de carater mais operacional.

Nota: o resumo dos módulos formativos desta formação tem por base o realizado na 2ª edição do Programa UPskill, pelo que é apresentado a título exemplificativa. Em cada nova edição, os conteúdos podem ser revistos pelas empresas.

Unidades de Formação
– Componente de Formação teórica
– Competências para o mundo do trabalho
– Competências Matemáticas (1)
– Fundamentos de Redes
– Arquitetura de Redes
– Segurança e Gestão de Redes
– Segurança da Informação
– Administração de Redes e Segurança

Nota: Matemática apenas para os formandos que não têm Matemática A no 12º ano ou superior.

Outras ações formativas na área das TIC

SYS ADMIN DATAWAREHOUSE-BI Selecione a ação

Administração de Sistema (Sys Admin) (Programa Indicativo)

Esta ação formativa pretende fornecer competências na área de administração de sistemas, nomeadamente Linux, Windows e virtualização, adequando os formandos para funções de carater mais operacional.

Nota: abaixo e a titulo indicativo, incluímos a base do programa formativo, que pode sofre alterações, pois em cada nova edição, os conteúdos são revistos pelas empresas.

Módulos/Unidades Curriculares
– Competências para o mercado de trabalho
– Redes de Comunicações – Gestão e Administração
– Sistemas Operativos – Administração Linux
– Computação em Nuvem – Administração Microsoft
– Integração de Sistemas e Virtualização
– Automação e Controlo
– Segurança Informática

DataWarehouse-BI(SQL) (Programa Indicativo)

Esta ação formativa pretende fornecer competências na área de bases de dados relacionais, e a sua exploração para apoio às diferentes áreas de negócio das empresas.

Nota: abaixo e a titulo indicativo, incluímos a base do programa formativo, que pode sofre alterações, pois em cada nova edição, os conteúdos são revistos pelas empresas.

Módulos/Unidades Curriculares
– Competências para o mercado de trabalho
– Introdução aos Sistemas de Informação
– Bases de Dados
– Sistema de Gestão de Bases de Dados SQL Server
– Linguagem TSQL
– Business Intelligence
– Ciência dos Dados
– Visualização de Informação
– Customizações: a importância do Low Code
– Cloud Scale
– Gestão de Projetos de Desenvolvimento
– Desenvolvimento de Projeto

Última atualização
02 outubro 2023