FAQs – Candidatos

Candidatos

Quais as condições de participação?

No mínimo, o 12º ano completo, mas as empresas podem exigir licenciatura, pelo que terá de verificar as condições em cada uma das ações de formação. É também indispensável o domínio da língua inglesa, uma vez que a formação nas áreas tecnológicas é dada neste idioma.

Há uma idade mínima ou máxima para a candidatura?

Qualquer pessoa que cumpra os requisitos de escolaridade e domínio do inglês é apta a candidatar-se, independentemente da sua idade.

Estou a terminar os estudos. Posso candidatar-me sem apresentação de inscrição no IEFP?

A inscrição no IEFP é obrigatória. Mas qualquer candidato pode efetuar os testes e tenha sucesso no processo de candidatura, poderá entregar comprovativo de inscrição no IEFP até 8 dias antes de começar a ação formativa em que foi admitido.

Que cursos vão estar disponíveis e em que locais?

Os cursos e os locais da sua realização são anunciados no arranque de cada processo de candidatura , dependendo das necessidades concretas de cada empresa envolvida e da capacidade formativa da Academia.

Como me posso candidatar?

Poderá candidatar-se em upskill.pt, ou no separador CANDIDATOS > CANDIDATE-SE AQUI.

Que documentos tenho de apresentar?

Terá de disponibilizar o seu Curriculum Vitae, assim como cópia do Cartão do Cidadão (frente e verso) e Certificado de Habilitações. Em caso de nacionalidade não portuguesa, terá de entregar autorização de residência para exercício de atividade profissional e reconhecimento da equivalência académica.

Quais os passos para me candidatar?

– Leia atentamente toda a informação disponibilizada no separador CANDIDATOS, para conhecer todas as condições do Programa;

– Analise as áreas tecnológicas e localizações da formação, para fazer a sua seleção em CANDIDATOS > OFERTA FORMATIVA;

– No separador CANDIDATOS > CANDIDATE-SE AQUI, inicie o processo, com o seu registo, colocando email, nome completo e password;

– Receberá um email na sua caixa de correio, onde terá de clicar para prosseguir. Complete o seu registo, colocando os dados de identificação e os documentos solicitados (ficheiro único .zip ou .pdf).

– Identifique a área de formação a que se candidata, assim como uma segunda opção. Poderá alterar as suas opções;

– Receberá de seguida um email com um link para efetuar os testes – as provas psicométricas e de inglês;

– Clique no link do email que recebeu para entrar na plataforma de testes, efetuando de novo o seu registo com os dados de identificação já disponibilizados;

– Após a realização dos testes, poderá aceder à sua área reservada e consultar os resultados, num prazo máximo de 48 horas. Terá que ter >=50 nas provas psicométricas e B2, C1 ou C2 a inglês, para passar à fase seguinte. Em situações excecionais, as empresas poderão aceitar a alteração do nível de inglês para B1.

– O passo seguinte será de validação da candidatura pelo IEFP, que comprovará se foi apresentada a documentação exigida e se os dados estão corretos;

– Os candidatos com candidaturas validadas serão colocados na lista para entrevista. A realização da entrevista será efetuada pela ordem obtida nos testes de candidatura. Para o efeito, s candidatos serão contactad@s através de email;

– @s candidat@s são colocados nas ações de formação com base no resultado da entrevista, respeitando a ordem obtida nos testes. Candidat@s aprovad@s nos testes mas não colocad@s poderão selecionar outras ações de formação ainda abertas. Não sendo colocad@s, transitam para o ciclo seguinte.

A entrevista terá carácter eliminatório?

Sim, a avaliação final será feita com base na entrevista, respeitando-se a ordenação resultante dos testes, para os candidatos que tiverem obtido a avaliação mínima definida em “QUAIS OS PASSOS PARA ME CANDIDATAR?

Posso alterar a minha seleção de ações formativas?

Pode alterar as suas preferências de formação até se iniciar o processo de entrevista dessa ação de formação.

Posso candidatar-me a mais do que uma formação?

@s formand@s só poderão participar numa ação de formação. Trata-se de uma formação intensiva, que exige disponibilidade total. No processo de registo, pode selecionar uma 2ª opção de formação, no caso de não ser colocad@ na 1ª opção, sendo usada, se necessário, para uma nova ronda de colocações.

Posso candidatar-me a formação em qualquer região?

A candidatura é totalmente aberta e o fator “residência” não é considerado limitativo. @ candidat@ terá, no entanto, de considerar que a FTCP e o posto de trabalho futuro estarão, em regra, associados ao local da formação (deve sempre consultar o mapa de ações de formação).

A formação é presencial, remota ou mista?

Por recomendação, será presencial. No entanto, poderão existir módulos ministrados de forma remota, nomeadamente nos casos de não ser possível ao formador/especialista estar presente. Ressalvam-se ainda situações em que as condições sanitárias não recomendem o presencial. Pode haver ainda parte da formação ministrada, de forma complementar, em e-learning.

São asseguradas condições para a participação de pessoas com deficiência?

Também são destinatárias do Programa. Solicitamos que nos contatem para se assegurar o necessário apoio.

Que apoios financeiros estão previstos?

O Programa assegura uma bolsa, equivalente ao salário mínimo nacional, acrescida de subsídio de alimentação, durante todo o processo formativo, seja em Academia (6 meses), seja em contexto de trabalho (3 meses). Não estão abrangidos apoios de alojamento ou de deslocação.

Estou desempregad@ e a receber subsídio de desemprego. Acumula com a bolsa?

A bolsa de formação não é cumulável com prestações do subsídio de desemprego, subsídio social de desemprego, medida extraordinária de apoio a desempregados de longa duração ou Rendimento Social de inserção. A/O Candidat@ terá de optar.

Estou desempregad@ e a receber subsídio de desemprego. Sendo este valor superior ao da bolsa, posso optar por ele?

Os formand@s desempregad@s que auferem uma prestação social podem optar por a manter, não recebendo a bolsa.

Posso suspender o subsídio de desemprego e retomá-lo após a formação?

Sim, é uma opção d@ própri@.

Tenho emprego garantido, depois de concluir esta formação?

As empresas envolvidas pretendem contratar novos profissionais, desde que estes tenham aproveitamento na fase de formação e sejam aceites no processo de entrevista. Assim, se a formação for realizada com sucesso, poderá ser de imediato integrad@ nos quadros da Empresa onde realizou a formação em contexto de trabalho. De acordo com as regras definidas pelo Programa UPskill, existe um objetivo de contratação de, pelo menos 80% dos formandos.

Quanto vou ganhar depois da formação?

O Programa tem como objetivo que os profissionais formados sejam inseridos nas Empresas aderentes com um salário mínimo de referência de 1.200€ mensais, incluindo o subsídio de alimentação.

Quem emite o certificado de formação?

Para cada uma das formações realizadas com sucesso no âmbito do Programa UPskill, o respetivo certificado de conclusão é emitido pela Instituição de Ensino Superior onde se realizou a formação.

Última atualização
14 novembro 2022