Entidades Envolvidas
Este programa, de âmbito nacional, dada a sua relevância e modelo inovador, insere-se no ‘Plano de Ação para a Transição Digital de Portugal’.
As entidades diretamente envolvidas no UPskill são:
– Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), enquanto serviço público de emprego nacional. Tem por missão promover a criação e a qualidade do emprego e combater o desemprego. Nesta qualidade, dá suporte aos candidatos na formação e assume o pagamento aos formandos de uma bolsa de formação, equivalente ao salário mínimo nacional. Assume ainda o pagamento dos custos decorrentes das ações formativas a ministrar pelos Institutos Politécnicos e outras Instituições do Ensino Superior envolvidas.
– Instituições de Ensino Superior (IES), abrangendo a rede nacional de Institutos Superiores Politécnicos, através do seu Conselho Coordenador (CCISP), o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, FCUL – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e a Universidade do Algarve. O Programa está aberto a mais IES que pretendam aderir. Todas se assumem como polos de formação dos candidatos admitidos no Programa, nas suas múltiplas vertentes tecnológicas de formação.
– APDC e Empresas: cabe à APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, enquanto entidade que agrega as empresas do universo das TIC, a coordenação global do programa, nomeadamente o acompanhamento e da participação das Empresas, fomentando a sua adesão ao UPskill.
– Pessoas: são todos os candidatos ao programa UPskill que estão motivados para mudar de vida e assumir um novo e desafiante projeto profissional nas várias áreas tecnológicas. São elas que constituem o elemento central deste Programa.
Última atualização
31 janeiro 2024