Destinatários

Destinatários

O Programa UPskill destina-se a todas as pessoas desempregadas ou em situação de subemprego que desejem mudar de vida, proporcionando-lhes a oportunidade de desenvolver a sua atividade profissional numa área tecnológica de grande procura no mercado.

Para se candidatar, é necessário possuir o 12º ano completo ou uma licenciatura, sendo que a exigência de qualificação mínima dependerá, em concreto, de cada curso de formação. Um bom domínio de Inglês (B2) é também obrigatório, uma vez que é a língua mais utilizada na interação e no acesso à literatura técnica.

Não são requeridos quaisquer conhecimentos prévios em tecnologia, pois a formação do UPskill fornecerá as bases necessárias para garantir ao candidato a realização da componente tecnológica respetiva, assegurando assim o sucesso na requalificação e acesso ao mercado de trabalho.

Os interessados podem preparar-se antecipadamente, adquirindo ou reforçando competências, nomeadamente através do acesso gratuito à Plataforma +Digiaula, disponibilizada pela Accenture, parceira do Programa UPskill, ou da Academia Portugal Digital, que oferece cursos gratuitos, onde é possível diagnosticar as competências digitais e aceder à formação para explorar saídas profissionais.

Os formandos que concluírem a formação com sucesso, após serem entrevistados pelas empresas (sendo esta etapa parte integrante do processo de seleção. Após três entrevistas, se o candidato não tiver sido selecionado por nenhuma empresa, terminará aí a sua continuidade no programa), terão a oportunidade, no final do período da Formação Profissional em Contexto de Trabalho (FPCT), de serem contratados pela empresa onde realizaram a FPCT. O valor salarial de referência será equivalente a um salário bruto de 1.300 euros, incluindo subsídio de alimentação.

Durante o período de formação, presencial e a tempo inteiro, exigindo total disponibilidade e dedicação, os formandos beneficiarão de uma bolsa equivalente ao salário mínimo nacional, acrescido do subsídio de refeição.

Última atualização
31 janeiro 2024