Destinatários

Destinatários

O Programa UPskill destina-se a todas as pessoas desempregadas ou em situação de subemprego que pretendam mudar de vida, tendo a oportunidade de poder desenvolver a sua atividade profissional numa área tecnológica de grande procura do mercado. Para se candidatar, terá que ter o 12º ano completo ou uma licenciatura pós-Bolonha, sendo que a exigência de qualificação mínima dependerá, em concreto, de cada curso de formação. Um bom domínio de Inglês (B2) é também obrigatório, uma vez que se trata da língua mais usada na interação entre equipas e no acesso à literatura técnica.

Não são exigidos quaisquer conhecimentos prévios em tecnologia, sendo que a formação do UPskill fornecerá as bases para garantir ao candidato a requalificação, com as necessárias ferramentas para entrar no mercado de trabalho.

Os interessados podem-se preparar antecipadamente, adquirindo ou reforçando algumas competências, acedendo à PLATAFORMA +DIGIAULA, disponibilizada pela Accenture, parceira do Programa UPskill. Esta plataforma dá acesso a cursos de sensibilização para a programação e cursos de desenvolvimento de competências digitais.

Todos os formandos selecionados, que completem a formação com sucesso(*1), terão a oportunidade de, no final do período de formação em contexto de trabalho, serem contratados pela empresa onde realizaram essa formação. Está assegurado um salário mínimo de 1.200 euros (incluindo subsídio de alimentação).

Durante o período de formação, que envolve uma total disponibilidade e dedicação, pois decorre a tempo inteiro, receberão um subsídio de formação equivalente ao salário mínimo nacional.

Nota (*1) Os formandos serão sempre entrevistados pelas empresas: ou no início da ação de formação, no caso de turmas dedicadas a uma única empresa; ou no fim da ação de formação. Estas entrevistas fazem também parte do processo de seleção. Se após 3 entrevistas, um candidato não tiver sido selecionado por nenhuma empresa, terminará o seu percurso formativo no âmbito do UPskill.

Última atualização
14 novembro 2022