2ª Edição
A 2ª edição do Programa UPskill foi lançada oficialmente a 19 de outubro de 2021, em moldes destintos, beneficiando das aprendizagens retiradas da 1ª edição. A iniciativa passou a decorrer por ciclos de candidaturas, para obter uma maior celeridade do processo, sendo ainda alargada a mais regiões do país, sobretudo do interior. Mobiliza 12 Instituições de Ensino Superior em 13 cidades: Braga, Porto, Bragança, Leiria, Coimbra, Lisboa, Sintra, Setúbal, Castelo Branco, Viseu, Guarda, Évora e Faro.
Entre as novidades desta 2ª edição do UPskill foi a criação, além das turmas partilhadas por várias empresas, de turmas dedicadas, destinadas às necessidades de talento de uma empresa em concreto, desde que esta assegure um número de formandos igual ou superior a 15 numa dada tecnologia e localização.
Foi também alargado o leque de tecnologias para formação solicitadas pelas empresas, como .Net, OutSystems, Java, PowerPlatform, Microsoft CRM, Cloud AWS, Cloud Microsoft Azure, Appian, ServiceNow, Android, Datawarehouse BI, Robotic Process Automation / V&V – Validation & Verification, Salesforce e SAP.
Para tornar o processo mais eficaz, eficiente e célere, criou-se um Portal da Candidaturas, para fornecer uma visão mais completa do status das candidaturas e da formação, aos candidatos/formandos. O modelo de modelo de seleção dos candidatos também foi alterado, passando a realizar-se online testes cognitivos, de motivação e de inglês.
O reforço da participação das empresas, nomeadamente desenvolvendo um maior diálogo com a as instituições de ensino superior, em áreas como a colaboração e/ou aprovação formal dos planos formativos das ações de formação e do conteúdo de dois momentos de avaliação (intermédia e avaliação final), foi outra novidade.
No arranque desta 2ª fase o total de vagas identificadas pelas empresas superou as mil. Sendo que no âmbito do processo de candidatura ao 1º ciclo, que encerrou em novembro de 2021, foram selecionados 300 formandos e criadas 20 turmas. A formação decorreu em instituições de ensino superior de Lisboa, Porto, Faro, Braga, Bragança, Setúbal e Viseu. Já em janeiro de 2022 foi lançado o 2º ciclo de candidaturas para a criação de mais 29 ações de formação, envolvendo um total de 580 formandos.
Nesta 2ª edição estiveram envolvidas como empresas fundadoras a Accenture, Avanade, AWS, Axians, Bizdirect, Capgemini Engineering, CEiiA, CGI, CI&T, Cisco, Deloitte, DXC, Google, HPE, Hydra IT, Inetum, Microsoft, Minsait, Natixis, NOS, Outsystems, Promavera, Unipartner e Vodafone. Como empresas convidadas participaram: 7Log, ADNLógico, Alvo, Bubblevel, Ciben, CTRL, F3M, Gestécnica, GSTEP, Idtraining, Incentea, inovflow, Makeitdynamic, Megastock, Microregio, Moneris, Moxie, Natixis, NKA, Pontual, RIS, Slefty, Vimaponto, Winsig, XpandIT e Zarph.
Última atualização
7 outubro 2022