O que é o programa
Em que consiste?
O Programa UPskill é uma iniciativa de âmbito nacional que resultou de uma parceria entre a APDC, enquanto plataforma das Empresas de Tecnologias de Informação e Comunicações (TIC) e o Governo (através do IEFP e da Academia/Instituições de Ensino Superior). Visa (re)qualificar em várias áreas tecnológicas e integrar no mercado de trabalho profissionais que estejam em situação de desemprego ou subaproveitamento, face ao seu potencial.
Quais os objetivos?
Pretende-se responder a dois problemas que coexistem hoje no mercado nacional: a falta de talento TIC com que cada vez mais se defrontam as Empresas; e dar competências técnicas em áreas de elevada procura a pessoas desempregadas ou em situação de subaproveitamento, garantindo a sua empregabilidade.
Como funciona?
Trata-se de uma iniciativa que beneficia, simultaneamente, Empresas e Pessoas. Primeiro, as Empresas identificam as suas necessidades concretas de talento, em número e nos vários perfis técnicos e localizações geográficas. Com base nesta informação, as Instituições de Ensino Superior envolvidas organizam as ações de formação. Em paralelo, é lançado o processo de candidaturas para seleção dos Formandos. Depois de realizada com sucesso a formação – 6 meses em Academia e 3 meses em contexto de trabalho – os Formandos são integrados nos quadros das Empresas.
Qual o papel da APDC?
A APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações agrega as empresas das TIC, assumindo-se como a plataforma de debate e reflexão dos temas decisivos e mobilizadores da transformação para o digital. Cabe-lhe o papel de coordenar a participação das Empresas, fomentando a sua adesão e identificando as necessidades de recursos, por tecnologia e local.
Qual o papel do IEFP?
O IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional tem por missão promover a criação e a qualidade do emprego e combater o desemprego. No âmbito do INCoDe.2030, é responsável por coordenar o Eixo 3: Qualificação – “Capacitar profissionalmente a população ativa, dotando-a dos conhecimentos necessários à integração num mercado de trabalho que depende fortemente de competências digitais”. No UPskill, financia a formação em contexto de Academia.
Qual o papel do CCISP?
O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos é o órgão que representa os Institutos Politécnicos nacionais. No âmbito do INCoDe.2030, tem a função de coordenar o Eixo 4: Especialização – que visa promover a especialização em tecnologias digitais e aplicações para a qualificação do emprego e a criação de maior valor acrescentado na economia. Coordena a participação dos Politécnicos no Programa, enquanto polos de formação nas distintas vertentes tecnológicas abrangidas.
Última atualização
25 agosto 2022