Candidatos

Está encerrada a Fase Candidaturas para a 1ª edição do Programa UPskill.
A todos os que participaram os nossos agradecimentos.

Informamos todos os Participantes do UPskill que, atendendo ao elevado número de candidaturas e à necessidade de efetuar um número significativo de entrevistas, tivemos de prolongar os trabalhos além da data inicialmente prevista para a conclusão do processo de seleção e o arranque das ações formativas. Prevemos concluir até dia 15 outubro este processo. Até essa data, os Participantes receberão notícias sobre a sua situação no contexto do Programa.

Como se processa o Programa

O setor das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem assumido um papel central no desenvolvimento das sociedades constituindo-se como o motor do movimento de transformação digital da sociedade e da economia. Portugal tem uma oportunidade única de se posicionar na vanguarda deste novo ciclo de desenvolvimento, se conseguir, como já fez no passado, estar na linha da frente na utilização do conhecimento.

Condições candidatura

Desde que possua o 12º ano ou equivalente qualquer candidato pode efetuar a sua inscrição, após o que serão realizados um conjunto de testes em ambiente “online”, seguido de uma entrevista presencial para uma validação final (note que algumas perguntas dos testes podem ser repetidas na entrevista). Será igualmente realizada uma aferição do nível de Inglês (Língua que tem um papel preponderante na comunicação e no acesso a literatura técnica, deste setor de atividade).

Tratando-se de formação intensiva é pressuposto uma dedicação total, pois o Formando terá não só uma componente teórica em aulas presenciais (salvo se as condições sanitárias não o recomendarem), como uma componente de estudo e prática complementar. Neste contexto o candidato deverá estar em situação de desemprego, no momento da candidatura (atestado por inscrição no IEFP) ou, se estiver a desenvolver atividade profissional, deverá assegurar a respetiva inscrição no IEFP até 8 dias antes do início da ação formativa para que tiver sido selecionado.

Quais as ações de formação por geografia

(*) Ações de formação com inscrições abertas, mas ainda não confirmadas.

Descrição de cada ação Formativa

Sumário do Curso
Esta ação formativa pretende fornecer competências no desenvolvimento de aplicações informáticas recorrendo à linguagem de programação Java. Serão utilizadas metodologias ágeis e processos de aprendizagem interativos, que permitam aos formandos uma sólida aquisição de conhecimentos e um rápido exercício das suas capacidades de desenvolvimento de software.

Objetivos
Com esta ação formativa, adquire conhecimentos e capacidades para:

  • Analisar e estruturar algoritmicamente problemas computacionais;
  • Codificar em Linguagem Java, recorrendo ao paradigma Orientado a Objeto;
  • Identificar e realizar as fases constituintes do Processo de Desenvolvimento de Software interativo e incremental, em particular em Sistemas de Informação;
  • Realizar as fases da Engenharia de Requisitos;
  • Modelar e inquerir informação numa base de dados relacional;

Planear e trabalhar eficazmente em equipa, utilizando uma metodologia ágil no desenvolvimento de uma aplicação informática de média complexidade.

Sumário do Curso
Esta ação formativa pretende fornecer competências no desenvolvimento de aplicações Web, recorrendo à plataforma .NET e à linguagem de programação C#. Serão utilizadas metodologias ágeis e processos de aprendizagem interativos, que permitam aos formandos uma sólida aquisição de conhecimentos e um rápido exercício das suas capacidades de desenvolvimento de aplicações Web ASPNET CORE.

Objetivos
Esta ação formativa fornece conhecimentos e capacidades para:

  • Analisar e estruturar algoritmicamente problemas computacionais e codificá-los recorrendo à Linguagem de programação C# utilizando o paradigma OO;
  • Entender e definir arquiteturas Cliente-Servidor, em particular em cenários Web;
  • Estruturar e programar uma interface web, recorrendo a HTML e a Javascript;
  • Arquiteturar aplicações servidoras em ASPNET CORE;
  • Identificar e realizar as fases constituintes do Processo de Desenvolvimento de Software iterativo e incremental, em particular em sistemas Web;
  • Realizar as fases da Engenharia de Requisitos;
  • Modelar e inquerir informação numa base de dados relacional;

Planear e trabalhar eficazmente em equipa, utilizando uma metodologia ágil no desenvolvimento de uma aplicação informática de média complexidade.

Sumário do Curso
Dado que a indústria das tecnologias de informação está atualmente maioritariamente direcionada para a Web, este curso pretende fornecer aos formandos os conceitos essenciais para o desenvolvimento de aplicações e serviços que utilizem a web como meio de distribuição. Terá como base a linguagem de programação Python, uma das linguagens de programação mais intuitivas para iniciantes nestas áreas, e a framework Django, uma das frameworks web mais usadas profissionalmente.

Objetivos
Esta ação formativa fornece conhecimentos e capacidades para:

  • Conhecer as bases de programação;
  • Conhecer a linguagem de programação Python;
  • Obter conhecimentos sobre Bases de Dados;
  • Saber implementar aplicações web com renderização no lado do servidor;
  • Conhecer, compreender e saber implementar serviços web RESTful.

Sumário do Curso
O curso pretende dotar os formandos com competências em áreas de programação e desenvolvimento de software, nomeadamente para a plataforma low-code OutSystems. Inclui vários módulos introdutórios sobre algoritmos, estruturas de dados e programação em linguagem de SQL, HTML, CSS e JavaScript, que permitirão aos formandos ter as competências necessárias para uma adequada adaptação ao ambiente de desenvolvimento em OutSystems. Além das competências OutSystems Reactive Web Development, OutSystems Security & UI, no módulo Simulação de Projeto OutSystems, os formandos irão desenvolver uma aplicação, caso de estudo, durante o qual irão absorver também conhecimento sobre aspetos relacionados com metodologias ágeis (trabalho de equipa, comunicação, artefactos, timings, demos, etc.), com aspetos relacionados com a operação & ajuste/tuning e com a resolução de problemas e teste. Pretende-se que, ao iniciar a formação prática em contexto de trabalho, o formando já esteja preparado sobre todo o ciclo de desenvolvimento de uma aplicação em OutSystems.

Objetivos
Pretende-se com este curso possibilitar de forma eficaz a (re)qualificação de ativos para a área digital, através de formação intensiva e especializada para dar resposta a necessidades diagnosticadas junto das empresas que usam a plataforma de desenvolvimento low-code OutSystems.

Este curso pretende formar pessoas com o perfil de analisar, conceber, planear e desenvolver soluções de programação em plataforma low-code OutSystems.

Sumário do Curso
Preparação de profissionais com competências em tecnologias SAP para modelar, desenvolver, implementar e gerir soluções aplicacionais de “business intelligence” e “data analytics” para múltiplos dispositivos de computação nos domínios de diagnóstico, descritivo, preditivo e prescritivo com certificação final referente e acompanhamento de um projeto.

Descrição detalhada
No final do curso, o formando deverá ter a capacidade de:

  • Entender a importância da ciência dos dados e a realidade “Big Data” na sociedade e nas organizações e a importância da realização de valor com base na análise inteligente de dados através de modelos e soluções tecnológicas.
  • Compreender a função de um consultor e/ou gestor de projetos em projetos de “Analytics” e aprender a utilização das metodologias e “tools” de gestão de projetos e a importância das ”soft skills” individuais.
  • Aprender a extrair e modelar dados, novas formas de desenho de “reports”, entrega de informação e utilização de funções de planeamento com “Business Intelligence”, e adquirir capacidades de analítica aumentada proporcionadas pela utilização de tecnologia de “machine learning” na SAP Analytics Cloud.
  • Aprender a utilizar tecnologias de “digital analytics” sobre dados Web para enriquecimento, organização e partilha da informação e criação de relatórios para informação de gestão e de suporte à decisão através do SAP Business Objects Business Web Intelligence.
  • Criar aplicações interativas para desktops e dispositivos móveis baseadas nas técnicas básica e avançadas de desenho do software SAP Lumira.
  • Compreender a proposta de valor inerente à plataforma de “Data Warehousing” corporativa SAP BW/4HANA e aprender a utilização prática das suas funcionalidades nucleares como a modelação de dados, a operação dos fluxos de dados, as opções de integração ou o processamento de informação em tempo real.
  • Entender e assimilar as principais capacidades de modelação da plataforma de base de dados SAP HANA 2.0 em termos de modelação gráfica, modelação baseada em SQL e modelação de conteúdos no SAP Web IDE e adquirir conhecimento acerca dos principais princípios da segurança de objetos e de acesso a dados num contexto de modelação.
  • Obter experiência prática em modelação avançada no SAP HANA 2.0 capacitando as aplicações para beneficiarem da utilização de inovações como “Spatial Data Storage and Processing”, “Text Search and Analysis” e “Predictive Analysis”.
  • Conhecer a natureza e objetivos da “embedded analytics” no SAP S/4HANA, a sua arquitetura, as suas “tools” de reporting em tempo real, e os modos de integração com “Data Warehousing”, “Business Intelligence” e SAP Analytics Cloud.
  • Compreender a função dos CDS (Core Data Services), aprender a sua forma de implementação no “stack” ABAP e entender as vantagens das respetivas “views” para aplicabilidade em diferentes cenários de consumo de serviços.

Sumário do Curso
Capacitar os diversos profissionais com competências de base e avançadas na linguagem de programação de 4ª geração ABAP (Advanced Business Application Programming) e na plataforma aplicacional Netweaver utilizadas no desenvolvimento e customização do software aplicacional SAP. Proporcionar a aquisição de um conjunto fundamental de conhecimentos teóricos e práticos nos domínios da integração dos processos de negócio e das tecnologias de integração utilizadas nas soluções aplicacionais SAP. O curso terá certificação final referente e o acompanhamento de um projeto.

Descrição detalhada
No final do curso, o formando deverá ter a capacidade de:

  • Compreender e caraterizar as principais linguagens de programação e tecnologias de integração de sistemas aplicacionais do mercado e o seu processo evolutivo.
  • Aprender os conceitos, técnicas e métodos elementares da linguagem ABAP (Advanced Business Application Programming) e a aplicabilidade respetiva na construção de software aplicacional orientado a casos de utilização pelo negócio.
  • Conhecer e utilizar eficientemente as diversas “tools” e funcionalidades do ABAP Workbench no desenvolvimento de programas e na concretização de projetos de desenvolvimento de software.
  • Consolidar os conhecimentos fundacionais de ABAP através da compreensão integral das técnicas de programação orientada a objetos e da respetiva aplicação prática nas aplicações desenvolvidas nessa linguagem.
  • Entender a importância do dicionário ABAP no sistema SAP e apreender o âmbito das suas funções.
  • Introdução ao software SAP Netweaver e à sua função no ambiente de desenvolvimento dos sistemas SAP com focalização na compreensão da arquitetura do respetivo “application server”.
  • Obtenção de capacidades de desenvolvimento de “user dialogues” baseados em écrans e na utilização de EnjoySAP Controls e desenvolvimento de competências na programação de relatórios em ABAP.
  • Aprender a desenvolver “user interfaces” modernos aplicando a tecnologia Web Dynpro para ABAP.
  • Aprofundar o conhecimento na linguagem ABAP utilizando “features” mais avançadas como a partilha de objetos, programação dinâmica ou técnicas de análise e teste, contributivas para um elevado desempenho aplicacional.
  • Obter uma visão geral dos níveis arquitetural e funcional do SAP S/4HANA em termos de principais processos de negócio, conceitos sistémicos como elementos organizacionais ou dados-mestre, tecnologias de base e de cliente utilizadas, integração com as soluções SAP para a Cloud, capacidades de “business intelligence” e “analytics” e metodologias aceleradoras de adoção.
  • Compreensão dos principais processos de negócio e dos respetivos níveis de integração com predominância nos domínios financeiro e da logística.
  • Adquirir o conhecimento acerca dos diferentes componentes das tecnologias de orquestração e de integração “on premises” SAP e aplicá-lo em na concretização de soluções e projetos.
  • Criar e configurar os adaptadores RFC (Remote Function Call) e IDocs (Intermediate Documents) de conectividade das APIs de negócio.
  • Aprender a criar, implementar e utilizar Web Services baseados em diferentes standards de mercado.
  • Proporcionar conhecimento e experiência prática no desenho e implementação das diferentes tecnologias e arquiteturas de suporte à nova experiência de utilização SAP relevando a linguagem Fiori.
  • Compreender a estratégia global da SAP para a integração inteligente das soluções tecnológicas nas empresas, nomeadamente os modelos de integração “out of the box”, de integração aberta, de integração holística e de integração suportada na IA (Inteligência Artificial).
  • Conhecer a estratégia e a visão geral das soluções SAP para a Cloud e compreender o significado dos serviços e soluções constituintes (IaaS, PaaS, SaaS, Leonardo e HEC (Hana Enterprise Cloud)).
  • Compreender através de experiência prática intensiva o desenho e desenvolvimento necessários à integração das aplicações em ambientes Cloud da SAP, nomeadamente através da utilização de “tools, processos e operações, iFlows, conteúdos “pre-packaged”, adaptadores e regras de monitorização e de segurança.
  • Compreender a estratégia, os modelos e a função da consultoria e aprender a utilização das metodologias e de “tools” de gestão de projetos na implementação de projetos e soluções “on premise” e “cloud”.

Sumário do Curso
Pretende-se preparar profissionais com capacidade para planear, implementar e administrar serviços aplicacionais e infraestruturas de computação com base nas plataformas de cloud pública, nomeadamente AWS, Google Cloud e Microsoft Azure.

Objetivos
No final do curso, o formando deverá ser capaz de:

  • Instalar e administrar os sistemas operativos Linux e Windows, através da linha de comando;
  • Compreender o funcionamento das redes de dados, bem como dos principais equipamentos e protocolos que as suportam;
  • Instalar e configurar serviços e aplicações de rede;
  • Distinguir entre os diferentes modelos de serviços de cloud, bem como analisar e determinar custos aplicados em diferentes cenários a cada serviço e aplicação;
  • Reconhecer os componentes e serviços disponibilizados nos diferente providers de cloud;
  • Criar e configurar diferentes cenários nos vários modelos de serviços de cada provider;
  • Utilizar mecanismos de controlo e segurança dos providers;

Aplicar metodologias de automação e orquestração em sistemas de cloud.

Sumário do Curso
A formação inicia-se estabelecendo uma base de conhecimentos que permitirá ao formando não só compreender o funcionamento de uma rede empresarial, com todos os protocolos que nela atuam, como também desenhar e implementar essas mesmas redes. Numa segunda fase, o formando irá desenvolver capacidades que permitirão elevar os conhecimentos de implementação e desenho de soluções de rede, de forma a considerar questões de segurança, nomeadamente as ameaças de rede, as técnicas de mitigação e os conceitos básicos de segurança de redes.

Objetivos
No final do curso, o formando deverá ser capaz de:

  • Identificar os componentes de uma rede de computadores e descrever as suas principais características;
  • Compreender o modelo de comunicação host-to-host;
  • Descrever as capacidades e funções do software Cisco Internetwork Operating System (IOS®);
  • Descrever LANs e a função desempenhada pelos switches nas LANs;
  • Descrever o Ethernet como camada de Network Access da pilha protocolar TCP/IP e descrever as operações de um switch;
  • Instalar um switch e executar a sua configuração inicial;
  • Descrever a camada Internet do TCP/IP, o IPv4, o seu esquema de endereçamento e subnetting;
  • Descrever as camadas Transport e Application do TCP/IP;
  • Explorar as funções de routing;
  • Implementar as configurações básicas de um router Cisco;
  • Explicar a comunicação host-to-host através de routers e switches;
  • Identificar e resolver problemas de rede comuns nas redes the switching e problemas associados com o endereçamento IPv4;
  • Descrever as principais funcionalidades e endereços do IPv6, configurar e verificar a sua conectividade.

Sumário do Curso
Esta ação formativa pretende fornecer competências no desenvolvimento de aplicações informáticas, recorrendo à linguagem de programação Cobol. Cobol é uma linguagem de programação ainda muito usada em ambientes “legados”, em particular em grandes empresas, nomeadamente no setor financeiro, mantendo-se por isso ainda uma procura de profissionais que a dominem. Serão utilizadas metodologias ágeis e processos de aprendizagem interativos, que permitam aos formandos uma sólida aquisição de conhecimentos e um rápido exercício das suas capacidades de desenvolvimento de software.

Descrição detalhada
No final do curso, o formando deverá ser capaz de:

  • Introdução à programação
    • Algoritmia
    • Boas práticas de desenvolvimento de aplicações
    • Ciclo de vida do desenvolvimento de aplicações
    • Linguagens de programação
    • O processo de programação: códigos fonte, objeto e executável
    • Erros de compilação e erros de execução
    • Padrões e metodologias
    • Metodologias de testes
  • Representação de informação
    • Codificação de informação
    • Álgebra de Boole
  • Programação – A linguagem Cobol
    • Estrutura
      • Divisões
      • Secções
      • Parágrafos
      • Frases
      • Condições e iterações
    • Palavras reservadas
    • Tipos de dados
    • Operações aritméticas
    • Tratamento de strings
    • Tratamento de ficheiros
  • Laboratório
    • Modelação de problemas
    • Desenvolvimento de programas
  • Marketing Pessoal
    • Introdução
    • À Descoberta dos Potenciais
    • A sua Marca Pessoal
    • Autenticidade
    • A Sua Imagem
    • Networking
    • Criatividade
    • Médias Sociais
    • Conclusão

Sumário do Curso

Appian é uma plataforma de low-code, que permite o desenvolvimento de aplicações de negócio de uma forma muito mais rápida que o desenvolvimento tradicional (indicam uma melhoria nos tempos de implementação na ordem das 20x) e que sejam automaticamente estruturadas para funcionamento em multiplataforma e multi-dispositivo.

Esta plataforma tem como principal objetivo suportar as organizações nos processos de transformação digital, em especial no que respeita à otimização e desmaterialização dos processos internos, sendo que para isso disponibiliza out-of-the-box, funcionalidades de BPM, Case Management, Processamento de documentos (OCR), RPA, motor de regras de negócio, Inteligência Artificial e Machine Learning (por parceria com a Google), entre muitas outras funcionalidades.

O fato de assentar sobre low-code, coloca os projetos muito mais perto do negócio, reduzindo a necessidade de recursos com elevados skills técnicos para suportar a sua implementação. Esta aproximação ao negócio, assegura desde o primeiro momento um maior alinhamento com as reais necessidades dos processos e utilizadores, o que assegura uma maior probabilidade de sucesso das aplicações.

Para as áreas de IT, Appian, assegura a escalabilidade, flexibilidade e implementa todos os mecanismos de segurança que permitam o cumprimento dos standards de mercado, sendo inclusive sujeito a auditorias regulares por entidades externas.

Além das competências Appian, os formandos irão desenvolver uma aplicação, caso de estudo, durante o qual irão absorver também conhecimento sobre aspetos relacionados com metodologias ágeis (trabalho de equipa, comunicação, artefactos, timings, demos, etc.) e com aspetos relacionados com a operação & ajuste/tuning, e com a resolução de problemas e teste. Pretende-se que ao iniciar a formação prática em contexto de trabalho, o formando já esteja preparado sobre todo o ciclo de desenvolvimento de uma aplicação em Appian.

Os formandos serão introduzidos ao ciclo de desenvolvimento de uma aplicação, nomeadamente nas fases de planeamento que antecedem um projeto Appian, bem como a introdução às ferramentas e à metodologia para cração dos blocos principais da aplicação e do desenho das interfaces de utilizador.

Objetivos:
Pretende-se com este curso possibilitar de forma eficaz a (re)qualificação de ativos para a área digital, através de formação intensiva e especializada para dar resposta a necessidades diagnosticadas junto das empresas que usam a plataforma de desenvolvimento low-code Appian, acelerando a digitalização dos processos de negócio.

  1. Introdução ao CRM [ 0,5 semanas ]
    1. Visão integrada da gestão de cliente;
    2. Processos de negócio no contexto CRM
    3. Customer Relationship Management Introdução
    4. Conceito de Customer Data Platform
  2. Modelação de Negócio [ 0,5 semanas ]
    1. Modelo de Arquitetura Empresarial;
    2. Business Model Canvas & Value Proposition
    3. Analistas e Tendências de mercado;
    4. Gestão da mudança (formação de utilizadores)
  3. Tecnologias para Sistemas de Informação [ 1 semana ]
    1. Bases de Dados + Modelação de Dados
    2. Princípios de Cloud Computing
    3. Importância da Segurança da Informação
  4. Gestão de Projetos de Desenvolvimento [ 1 semana ]
    1. Ciclo de desenvolvimento de SW
    2. Levantamento de requisitos
    3. Metodologias tradicionais (waterfall)
    4. Metodologias ágeis (scrum)
  5. Sales and Service Modules [11 semanas ]
    1. Introdução ao Marketing
    2. Introdução às Vendas
    3. Introdução a Customer Service
    4. Introdução a Field Services
  6. Ciência de Dados [1 semana]
    1. SI analíticos vs. operacionais
    2. O ciclo de descoberta de conhecimento a partir de dados
    3. Aprendizagem supervisionada e não supervisionada
    4. Desenvolvimento de modelos
  7. Insights Module [ 4 semanas ]
    1. Introdução
    2. Análise de dados
  8. Customizações (A importância do low code) [ 2 semanas ]
    1. Integrações
    2. Power Apps – Desenvolvimento aplicacional sem código
    3. Business Process Automation
    4. Agentes Virtuais
    5. Basic Chat Bot
    6. Automatização de processos;
  9. Desenvolvimento de projeto (proof-of-concept para um problema de negócio) [2 semanas]
    1. Identificar Industria;
  10. Soft-skills [1 semana]

Objetivos
Pretende-se com este curso possibilitar de forma eficaz a (re)qualificação de ativos para a área digital, através de formação intensiva e especializada para dar resposta a necessidades diagnosticadas junto das empresas que pretendem usar plataformas de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) suportando os seus principais processos de venda, Marketing e suporte, assegurando toda a integração da interação com o cliente.

Descrição do processo de candidatura

Requisitos necessários para a candidatura ao Programa UPskill – Digital Skills & Jobs:

  • Vontade de Aprender, não só concretizada pela frequência da formação ministrada no Programa, mas porque ela dará acesso a uma nova via profissional num setor de grande dinamismo e com uma evolução, que obriga a um esforço constante de atualização.
  • Possuir, pelo menos, o 12º ano completo.
  • Desejavelmente, possuir conhecimentos de inglês que permitam ler e escrever nesse idioma.
  • Facilidade na utilização de recursos informáticos, sendo desejável que possua acesso a um computador e à internet durante a frequência do Programa.
  • Numa primeira etapa do processo, o candidato será conduzido a um questionário, realizado através de uma ferramenta designada “chatbot”. As respostas dadas devem traduzir a realidade sobre o candidato, pois serão usadas, numa fase final, para acompanhar a entrevista presencial a realizar. É de notar que essa componente do programa, bem como as seguintes, serão baseadas na utilização da interface disponibilizada pela Experis, entidade que colabora com o Programa UPskill em todo o processo de avaliação das candidaturas.
  • Após a etapa anterior e desde que o candidato tenha fornecido a informação necessária e reúna as condições mínimas para frequentar o Programa, irá receber no e-mail de contato que indicou um link e as credenciais de acesso ao portal, onde realizará um conjunto de testes.
  • Na posse da informação referida, o candidato acede à sua área reservada, onde irá selecionar a área de formação que considera ser a que mais lhe interessa frequentar, seguindo-se a realização de um conjunto de 3 testes para aferição da sua aptidão, para poder frequentar com sucesso a componente formativa do programa.
  • Tendo por base a avaliação efetuada no processo anteriormente descrito e a ordem aí estabelecida, os candidatos serão chamados para uma entrevista presencial. Após o preenchimento das vagas do Programa, os candidatos não considerados serão informados, mantendo-se a candidatura ativa para as futuras edições do Programa.
  • No fim deste processo, e tendo como referência que o número de candidatos a admitir está diretamente dependente das necessidades apresentadas pelas Empresas, serão admitidos nas ações de formação os candidatos para as turmas disponibilizadas. A ordem de admissão é a que resultar da avaliação obtida pela metodologia referida nos pontos anteriores. Todos os candidatos serão informados do resultado do processo, via e-mail.