Empresas
Como pode a minha Empresa aderir ao UPskill?
A Adesão é simples. Basta usar o link disponível neste portal ou enviar email para empresas@upskill.pt
Na adesão, terá de identificar as áreas formativas e o número de profissionais que pretende para a sua organização. A partir desse momento, trabalharemos em conjunto para acompanhar as fases seguintes de assinatura de contrato e de trabalho com as instituições de ensino superior (IES) para definir o programa formativo.
Enquanto Empresa, que custos terei?
Às empresas, que solicitem mais de 5 formandos é pedida uma comparticipação de €5K, valor que visa assegurar toda a componente organizativa associada ao Programa.
Não há custos com a formação nem outros custos organizativos. Não há também custos com a bolsa paga ao formando na fase de formação na Instituição de Ensino Superior.
Com a passagem do formando para a Empresa – no período de formação profissional em contexto real de trabalho (que corresponde em regra a 3 meses) – caberá à Empresa financiar a bolsa de formação de cada formando, correspondente ao salário mínimo nacional, acrescido de subsídio de alimentação.
Quais são as vantagens de aderir ao Programa?
Sendo hoje a falta de talento qualificado uma realidade crescente no mercado nacional, este Programa permite às Empresas ter acesso a uma bolsa de formandos qualificados à medida, nas áreas TIC e nas localizações identificadas por cada uma das Empresas aderentes. Esta é também uma formação ministrada por Instituições de Ensino Superior, o que lhe confere um selo de qualidade. É ainda totalmente financiada por fundos públicos. No caso das Empresas Fundadoras, podem participar ativamente no Programa, nomeadamente na definição dos conteúdos das ações de formação e no seu acompanhamento.
Qual é a diferença entre turmas dedicadas e turmas partilhadas?
Se a sua Empresa identificar um objetivo de um mínimo de 15 vagas a preencher numa data tecnologia e localização geográfica, poderá ser criada, se assim o solicitar, uma turma dedicada, exclusivamente para essa necessidade concreta. No caso de serem menos vagas, serão criadas turmas partilhadas, destinadas a suprir necessidades de várias Empresas.
Última atualização
23 junho 2025