Colocação em Empresa

Terminada a formação na Instituição de Ensino Superior (em regra, por 6 meses), os candidatos com avaliação positiva em todos os módulos iniciam o processo de integração numa das empresas aderentes ao Programa, para a fase de formação profissional em contexto de trabalho (FPCT). Será desenvolvida por mais 3 meses, podendo prolongar-se até 6 meses.

No caso de os candidatos terem sido integrados em turmas partilhadas, farão entrevistas nas empresas envolvidas nessas turmas, antes de iniciarem o período de FPCT. Se o candidato for rejeitado por três empresas, não é garantida a sua FPCT. Nos restantes casos, dos candidatos previamente aprovados nas entrevistas realizadas pelas empresas, iniciam de imediato a FPCT.

Nota: Com o objetivo de completar turmas, assegurando o número de formandos que viabilizem a sua realização, por vezes o programa poderá selecionar formandos em regime de Extra-Quota (EQ). Ou seja, formandos fora da quota das empresas que, nestes casos, não foram aprovados previamente pelas empresas. A esses candidatos, o programa procurará atribuir uma empresa, promovendo entrevistas de aprovação. Se o candidato for rejeitado por três empresas, não é garantido a sua FPCT.

Depois da fase de FPCT, as empresas contratam os candidatos que obtiverem a sua aprovação, considerando as regras do contrato estabelecido.

Última atualização
23 junho 2025

descrição ações de formação

candidate-se aqui