Candidatos
Quais as condições de participação?
Depende da ação de formação em concreto. As Empresas podem optar por candidatos com uma licenciatura ou com o 12º ano completo. Assim, terá de verificar as condições de cada uma das ações de formação. É também indispensável o domínio da língua inglesa, uma vez que a formação nas áreas tecnológicas é dada neste idioma.
Há uma idade mínima ou máxima para a candidatura?
Qualquer pessoa que cumpra os requisitos de escolaridade e o domínio do inglês é apta a candidatar-se, independentemente da sua idade.
Estou a terminar os estudos. Posso candidatar-me sem apresentação de inscrição no IEFP?
A inscrição no IEFP é obrigatória. No entanto, os candidatos podem efetuar os testes e, no caso de terem sucesso no processo de candidatura, poderão entregar comprovativo de inscrição no IEFP até 8 dias antes de começar a ação formativa em que foi admitido.
Que cursos vão estar disponíveis e em que locais?
Os cursos e os locais da sua realização são anunciados no arranque de cada processo de candidatura, dependendo das necessidades concretas de cada Empresa envolvida e da capacidade formativa da Academia. Consulte upskill.pt na secção Candidatos – ações de formação.
Como me posso candidatar?
Poderá candidatar-se em upskill.pt ou no separador CANDIDATOS > CANDIDATE-SE AQUI.
Que documentos tenho de apresentar?
Terá de disponibilizar o seu Curriculum Vitae, assim como cópia do Cartão do Cidadão (frente e verso) e Certificado de Habilitações. Em caso de nacionalidade não portuguesa, terá de entregar autorização de residência para exercício de atividade profissional e reconhecimento da equivalência académica.
Quais os passos para me candidatar?
– Leia atentamente toda a informação disponibilizada no separador CANDIDATOS, para conhecer todas as condições do Programa;
– Analise as áreas tecnológicas e localizações da formação, para fazer a sua seleção em CANDIDATOS > OFERTA FORMATIVA;
– No separador CANDIDATOS > CANDIDATE-SE AQUI, inicie o processo, com o seu registo, colocando email, nome completo e password;
– Receberá um email na sua caixa de correio, onde terá de clicar para prosseguir. Complete o seu registo, colocando os dados de identificação e os documentos solicitados (ficheiro único .zip ou .pdf).
– Identifique a área de formação a que se candidata, assim como uma segunda opção. Poderá alterar as suas opções;
– Receberá de seguida um email com um link para efetuar os testes: as provas psicométricas e de inglês;
– Clique no link do email que recebeu para entrar na plataforma de testes, efetuando de novo o seu registo com os dados de identificação já disponibilizados;
– Após a realização dos testes, poderá aceder à sua área reservada e consultar os resultados, num prazo máximo de 48 horas. Terá de ter >=50 nas provas psicométricas e B2, C1 ou C2 a inglês, para passar à fase seguinte. Em situações excecionais, as empresas poderão aceitar a alteração do nível de inglês para B1.
– O passo seguinte será de validação da candidatura pelo IEFP, que comprovará se foi apresentada a documentação exigida e se os dados estão corretos;
– Os candidatos com candidaturas validadas serão colocados na lista para entrevista. A realização da entrevista será efetuada pela ordem obtida nos testes de candidatura. Para o efeito, os candidatos serão contactados através de email;
– Os candidatos são colocados nas ações de formação com base no resultado da entrevista, respeitando a ordem obtida nos testes. Sendo que os candidatos aprovados nos testes mas não colocados poderão selecionar outras ações de formação ainda abertas.
Como decorre o processo de seleção?
Após o fim da fase de candidaturas, proceder-se-á à validação da documentação dos candidat@s, para se iniciarem as entrevistas de seleção.
Os candidat@s serão ordenados com base na sua avaliação nas provas “lógicas” e chamados por essa ordem para entrevista (começando na melhor avaliação). A entrevista constitui o momento final da seleção (aprovado/não aprovado).
Após o número de candidatos aprovados preencher as vagas da turma, o processo é encerrado.
Pode ocorrer que nem todos os candidatos, a uma determinada ação de formação, sejam entrevistados.
Quando a turma é fechada, os candidatos são informados da conclusão do processo e se foram admitidos ou não. Este processo de entrevista é tipicamente conduzido pelas empresas patrocinadoras da turma, com apoio do IEFP, tendo a decisão carácter final.
Quando é utilizada a minha 2ª opção de área formativa?
A segunda opção dos candidatos somente é usada se os candidatos que escolheram essa tecnologia como 1ª opção, não forem suficientes para fechar a turma, ou seja, existirem vagas para preencher. Sendo o processo semelhante, ou seja, os candidatos são ordenados pela sua avaliação e chamados para entrevista por essa ordem.
Nota: É sempre dada preferência à 1ª opção d@ candidat@.
A entrevista terá carácter eliminatório?
Sim, a avaliação final será feita com base na entrevista. A ordem de chamada para a entrevista é a que resulta da ordenação resultante dos testes. Só serão incluídos os candidatos que tiverem obtido a avaliação mínima definida em “QUAIS OS PASSOS PARA ME CANDIDATAR?“
Posso alterar a minha seleção de ações formativas?
Pode alterar as suas preferências de formação até se iniciar o processo de entrevista dessa ação de formação.
Posso candidatar-me a mais do que uma formação?
Os formandos só poderão participar numa ação de formação. Trata-se de uma formação intensiva, que exige disponibilidade total. No processo de registo, pode selecionar uma 2ª opção de formação.
Nota: Os candidatos só serão chamados para a sua 2ª opção no caso de, para essa ação de formação, os candidatos que a selecionaram em 1º lugar não permitirem preencher todas as vagas.
Posso candidatar-me a formação em qualquer região?
A candidatura é totalmente aberta e o fator residência não é considerado limitativo. O candidato terá, no entanto, de considerar que a FTCP e o posto de trabalho futuro estarão, em regra, associados ao local da formação (deve sempre consultar o mapa de ações de formação).
A formação é presencial, remota ou mista?
Por recomendação, será presencial. No entanto, poderão existir módulos ministrados de forma remota, nomeadamente nos casos de não ser possível ao formador/especialista estar presente. Ressalvam-se ainda situações em que as condições sanitárias não recomendem o presencial. Pode haver ainda uma parte da formação ministrada, de forma complementar, em e-learning.
A FORMAÇÃO A TEMPO PARCIAL OU TOTAL?
O objetivo da formação UPskill é requalificar pessoas desempregadas ou em situação de subaproveitamento, sem exigência de conhecimentos prévios nas áreas das TIC. Para que tal seja possível, no período de formação em sala (6 meses) será exigida uma DEDICAÇÃO TOTAL. A formação será intensa e, por conseguinte, não é compatível com uma dedicação parcial. Serão 6 meses “duros”, mas que podem alterar radicalmente a perspetiva de integração profissional dos que aceitarem este desafio.
A necessidade desta dedicação total justifica a bolsa de formação atribuída e que é de montante equivalente ao salário mínimo nacional.
São asseguradas condições para a participação de pessoas com deficiência?
Também são destinatárias do Programa. Solicitamos que nos contatem para se assegurar o necessário apoio.
Que apoios financeiros estão previstos?
Tendo em atenção que o programa exige dedicação total, o Programa assegura uma bolsa, equivalente ao salário mínimo nacional, acrescida de subsídio de alimentação, durante todo o processo formativo, seja em Academia (6 meses), seja em contexto de trabalho (3 meses). Não estão abrangidos apoios de alojamento ou de deslocação.
Estou desempregad@ e a receber subsídio de desemprego.
No caso de formandos que estejam a receber prestações de desemprego (subsídio de desemprego, subsídio social de desemprego e medida extraordinária de apoio a desempregados de longa duração), estes pode optar pelas seguintes opções:
- Suspender na totalidade das prestações de desemprego e receber a bolsa, se esta for superior ao valor das prestações de desemprego. Neste caso deve comunicar à SS o início da frequência de uma ação de formação (UPskill), com acesso à bolsa de formação, e solicitar a suspensão do pagamento do subsídio;
- Suspender parte das prestações de desemprego, nos casos em que a bolsa é inferior, e receber a bolsa acrescida do diferencial das prestações de desemprego;
- Manter o recebimento da totalidade das prestações de desemprego nos casos em que a bolsa é inferior ao valor das prestações de desemprego. Neste caso deve comunicar à IES onde a formação se vai realizar que prescinde da bolsa por estar a receber subsídio de desemprego de valor superior.
Nota: as bolsas de formação são cumuláveis com o rendimento social de inserção (RSI).
Tenho emprego garantido, depois de concluir esta formação?
As Empresas envolvidas pretendem contratar novos profissionais, desde que estes tenham aproveitamento na fase de formação e sejam aceites no processo de entrevista. Assim, se a formação for realizada com sucesso, poderá ser de imediato integrado nos quadros da Empresa onde realizou a formação em contexto de trabalho. De acordo com as regras definidas pelo Programa UPskill, existe um objetivo de contratação de, pelo menos 80% dos formandos solicitados pelas Empresas.
Quanto vou ganhar depois da formação?
O Programa tem como objetivo que os profissionais formados sejam inseridos nas Empresas aderentes com um valor mínimo de referência de 1.300€ mensais, incluindo já o subsídio de alimentação.
Quem emite o certificado de formação?
Para cada uma das formações realizadas com sucesso no âmbito do Programa UPskill, o respetivo certificado de conclusão é emitido pela Instituição de Ensino Superior onde se realizou a formação.
Última atualização
29 agosto 2025